quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mantega alerta que crise financeira ainda não acabou



Economias avançadas terão 'PIB fraco' por dois ou três anos, diz.Mantega já vê recuperação no Brasil desde o final de março.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou nesta quinta-feira (28) que já podem ser observados "sinais de melhoria" nas últimas semanas, mas alertou que a crise financeira internacional ainda não acabou.

"É uma crise de grandes proporções, mundial. Talvez, apenas, tenha passado o pior momento dela e já estejamos retornando para níveis de normalidade maior em relação aos últimos meses", disse durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

Na visão de Mantega, um dos fatores que está contribuindo para melhorar a crise é a consolidação do governo de Barack Obama nos Estados Unidos, além do aumento da confiança dos mercados nas ações já adotadas pelos governos.


"Mas isso não significa que os problemas centrais da crise financeira tenham sido resolvidos. Por exemplo, os ativos tóxicos ainda não foram digeridos. Os bancos ainda não estão liberando volume de crédito suficiente para mover as economias e o crédito continua caro", afirmou.
Recessão nas economias avançadas
O ministro da Fazenda disse ainda que "nada impedirá" que o ano de 2009 seja de recessão para as principais economias do mundo. "Haverá recessão forte em vários países, principalmente nos avançados. Será mais forte nos primeiros trimestres, e no fim de 2009, já notaremos uma mudança e algumas economias já estarão com o PIB positivo. O PIB médio das economias avançadas será de menos 4% em 2009", disse ele, acrescentando que o PIB dos países desenvolvidos deverá ser "fraco" por dois ou três anos.(...)
Matèria na íntegra: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário